quarta-feira, 6 de outubro de 2010

As mais velhas, ensinem as mais novas...


Tenho uma filha de 11 anos, uma princesa, chamada Caroline Louise...( e antes que esse post gere algum ciúme)... tenho um príncipe também, Hugo Jr!! Dádivas do Senhor em nossas vidas.
Tenho observado os filhos desta geração, da minha geração como mãe, e às vezes fico estarrecida com a diferença na educação, nos costumes e comportamento.
No tempo em que eu tinha a idade da minha filha, independente da religião, as crianças tinham regras a cumprir... ERAM EDUCADAS num "mesmo molde" pelas FAMÍLIAS.
Os mais velhos eram chamados de "senhor / senhora", dava-se o lugar para um adulto se sentar, não se interrompia conversas de adultos, aliás, nem na sala se ficava... os pais não precisavam ficar chamando atenção 5.938 vezes... bastava um olhar e a gente já entendia... entre outras coisas.
A maioria das coisas que citei acima, hoje, é taxado de ultrapassado, dizem que as crianças tem que ter liberdade de expressão... e nisso eu concordo... EM PARTE!!! Eu acho que criança AINDA tem que ter limites!
Por que eu disse ali em cima "independente da religião"? porque parece que hoje, os pais não se preocupam em educar... deixam para a igreja o fazer, ou seja, a professora de E. Dominical , ou o pastor tem que ensinar aquilo que o Senhor colocou nas mãos da família para fazer! E isso é um absurdo.
A geração de hoje, é a geração do já, do agora (em relação ao que lhes interessa), e do espere, já vai (em relação ao que interessa aos outros), vocês já perceberam como um presente prometido tem que ser dado logo, tamanha a cobrança, mas uma ajuda na arrumação da mesa de estudo tem que esperar por um loooongo "já vou"...
As crianças têm dificuldades para OBEDECER os pais, então pergunto, neste ritmo que estão indo, onde tudo pode, não há limites, como OBEDECERÃO AO SENHOR? Nosso Deus é um Deus de regras, normas, preceitos... MANDAMENTOS!!!
O mundo tem distorcido os conceitos e padrões dados pela Palavra de Deus, mas não devemos nos esquecer que o nosso lar é um Pedacinho do Céu... e o que o Senhor diz , não são palavras ultrapassadas, mas normas para se ter um lar feliz.

Bem, voltando ao caso da minha filha... eu percebi que estava errando pelo excesso de " cuidados" com ela, sempre achando-a pequena demais pra fazer isso ou ajudar naquilo, até que um dia, o Senhor me incomodou, me confrontou, através da SUA PALAVRA , enquanto eu lavava a louça do almoço , e ao pedir pra minha filha enxugar e guardar a louça, me deparei com um "espere um pouco".... nada demais, se não fosse a cara que ela fez... (e olha que essa não era a primeira vez que me ajudava com as louças)

Claro que eu concordo que criança tem que brincar, estudar, se divertir, mas pode ajudar em pequenas tarefas também...

Naquele dia, pela manhã, eu tinha ouvido um pastor falando sobre as estatísticas de divórcio entre cristãos, que assombrosamente, tem crescido a cada ano... e que uma das reclamações dos maridos, era que as jovens estavam se preparando só para o mercado de trabalho, mas estavam despreparadas para serem mães, esposas e donas de casa. Entendiam sobre a bolsa de valores, mas não sabiam fritar um ovo... (não me interpretem mal, claro que sou a favor dos estudos), e nesse momento, Deus me trouxe à mente, o texto de Tito 2: 4-5 "Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, a serem moderadas, castas, BOAS DONAS DE CASA, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada."
Estão vendo como ensinamentos tidos como ultrapassados aos olhos do mundo, podem blasfemar a Palavra do Senhor...
O Senhor me incomodou naquele momento... quando eu ensinaria minha filha? quando ela já estivesse diante de um casamento? sem tempo necessário para passar os "pequenos detalhes, segredos, 'truques', que aprendi com minha mãe, avós desde a mais tenra idade...
Se fechar meus olhos, consigo me lembrar do banquinho na casa da minha avó, para "ajudar lavar a louça", ou do primeiro bolo, aos 8 anos, que ficou uma delícia, da primeira toalhinha de crochê (ensinado pela minha tia), do ponto cruz (herança da mamy), das aulas de pintura de pano de prato... e por aí vai...
Então abri meus olhos para a realidade, e vi que não posso falhar, em ensinar minha filha... minha princesa, que um dia, quem sabe, terá seu castelo... e saberá cuidar dele com esmero... porque teve uma mãe , serva do DEUS ALTÍSSIMO, que a ensinou além de todos os mandamentos, também a ser prudente, moderada, casta, submissa e ... boa dona de casa.

Que nossas filhas sejam excelentes médicas, professoras, advogadas, engenheiras... e donas de casa exemplares!!!


Com amor ... (e bolinhas de detergente...)
Rosana Silvério

...Carol, é uma honra pra mim ser sua mãe, e te ver crescendo em estatura e sabedoria... seus cupcakes são uma delícia, e a pia limpa depois... não tem preço...rsrs
Te amo!!!

2 comentários:

Débora Polycarpo disse...

Que delícia ler sua postagem. Longe de ser um puxão de orelhas daqueles que nos deixa zonzas é uma bela sacudida cheia de ternura. Ainda, hoje, estava lendo uma entrevista sobre as questões de educarmos nossos filhos impondo-lhes limites. Você tem toda razão, o que nossos filhos vão levar de herança se não lhes transmitirmos os valores que moldaram quem somos?
Nossas princesinhas necessitam deste preparo para a vida, se não souberem ser mulheres valorosas a começar dentro de casa como servirão a Deus com fidelidade e qualidade?
Rô é sempre uma terapia visitar seu cantinho.
Bjs migairmã

luz olhos e alma disse...

olá..
estou fazendo um estudo sobre a família e este seu artigo tão simples e ao mesmo tempo muito especial, caiu como uma luva para transmitir as mensagens do Senhor.
meu desejo é que Deus te abençoe sempre a ti e os teus.
obrigado. C
astro